Porque o Bitcoin está caindo? Entenda porque o mercado de criptomoedas opera em níveis baixos

Entenda em 3 motivos porque o mercado cripto está em queda a algum tempo.

Quando a queda no mercado cripto começou?

O mercado está em baixa desde meados maio deste ano. Período onde os principais indicadores técnicos passaram a indicar mercado de baixa acompanhando o início das quedas no mercado macroeconomico mundial e a instabilidade geopolítica que estamos vivendo.

O último pico do Bitcoin foi em Novembro de 2021, onde a cotação chegou a US$69.000. Desde então o mercado ainda não voltou aos mesmos patamares, mas a tendência de baixa só se confirma após alguns indicadores chegarem a determinados pontos, o que ocorreu pela primeira vez em Maio.

Essa queda é normal? O Bitcoin vai voltar a subir?

De tempos em tempos, todos os mercados mundiais caem e o Bitcoin como um ativo financeiro ainda volátil, segue essa mesma tendência. Os ciclos de mercado pode ser simplificado em três fases: a de queda, acumulação e alta. Durante a queda o mercado entra em desespero, e os preços caem até chegar o ponto aonde investidores começam a ver o preço baixo como oportunidade para comprar.

Imagine que você quer investir na bolsa de valores brasileira, que hoje (23/10/22) permeia entre os 109.000 pontos, imagine que a queda continue, primeiro todos os noticiários vão mostrar notícias assustadoras e um desespero vai se instaurar. Mas depois de alguns meses caindo o valor pode ser considerado tão baixo que o risco passa a valer a pena, nesse momento começa a acumulação.

O momento de acumulação começa quando o preço é tão descontado que investidores passam a considerar a relação risco-benefício vantajosa para poder voltar a colocar seu dinheiro em ativos voláteis como ações e criptomoedas.

Então sim, essas quedas são esperadas de tempos em tempos, porém o mercado de criptomoedas teve alguns agravantes que acentuaram a queda.

Motivo 1: Falência da corretora FTX e o caso Terra-Luna

Em 2022, crises em grandes empresas do mercado cripto como a Terra-Luna e mais recentemente a falência da FTX acentuaram as quedas, gerando desconfiança no mercado e grande evasão de capital. Ambos eram empresas do mercado cripto detentoras de grandes quantidades de BTC que foram despejada aos milhares rapidamente. Gerando um efeito cascata de realizações de venda, o que derrubou o preço do mercado.

Os casos FTX/Terra-luna também geraram aumento da desconfiança no mercado cripto, principalmente o caso da FTX que colocou um alerta sobre a liquidez e reservas das corretoras de criptomoedas.

Falência da FTX – Créditos: Reuters. FILE PHOTO: Representations of cryptocurrencies are seen in front of displayed FTX logo and decreasing stock graph in this illustration taken November 10, 2022. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

O que isso significa para o mercado de criptomoedas?

No início dos anos 2000, muitos negócios baseados na internet que tinham grandes posições na bolsa americana, faliram. Gerando grande desconfiança do mercado de investidores nesse segmento, mas não anulou os fundamentos e a continuidade de empresas que estão no mercado até hoje como Google, Microsoft e Amazon.

O mercado de criptomoedas tem pontos correlacionáveis com o mercado de internet nos anos 2000, é um nova tecnologia construindo um novo mercado. Com muitos ativos e projetos sendo precificados, vários muito acima de seu real valor e aproveitando de abundância de recursos de investimento do último mercado de alta. Outra semelhança com o a bolha .com é a fragilidade de confiança mediante ao fracasso de grandes empresas. Mas enquanto os fundamentos das criptomoedas se mantiverem intactos, o mercado seguirá evoluindo.

Motivo 2: Cenário macroeconomico mundial

A inflação americana gerou um aumento na taxa de juros e uma fuga de capital de mercados voláteis como Criptomoedas e ações, a alta de juros no tesouro desestimula investidores a apostarem em mercados mais arriscados. Outro fator, foi a guerra Russia x Ucrânia que acarretou um aumento em commodities também influenciou negativamente o cenário econômico mundial e consequentemente as criptomeodas.

Motivo 3: Processos regulatórios

O mercado de criptomoedas está em reorganização, novas regulações são estão sendo desenvolvidas e a indecisão de governos e entidades é um fator preocupante para grandes investidores institucionais que aguardam novos posicionamentos. Principalmente após a crise causada pelo projeto Terra-luna, e os processos de evolução da ESG na Europa que chegaram a levantar questões sobre o processo de mineração e seus impactos ambientais. Ambos casos levantaram questões que estão em andamento em orgãos importantes na Europa, EUA e outros países como a Coréia do Sul e até mesmo no Brasil.

E quando o mercado deve voltar a subir?

O futuro de mercados voláteis é incerto, porém estimável. Especialistas afirmam que em 2024 temos cenário favorável para novas altas. Com o próximo Halving (evento que acontece a cada 4 anos aumentando a escassez do Bitcoin) chegando no mesmo ano onde se espera uma estabilidade da inflação americana, com redução da taxa de juros o que aumentaria a demanda por ativos voláteis como criptomoedas e ações.

O crescimento de investidores institucionais deve continuar ocorrendo devido a novas posições regulatórias que trarão mais segurança para o mercado, junto com a consolidação de ETFs á vista e adoção do Bitcoin como moeda para novos países.

Então eu devo investir em Bitcoin somente em 2024?

Não. Quem consegue investir aportes constantes durante o mercado de baixa, tende a ter mais lucro nas altas. O erro do investidor iniciante é acreditar que deve investir somente quando vai subir, investidores sábios investem sempre. O que recomendamos são aportes com baixo percentual da sua carteira todos os meses, algo como 5-15% dos seus investimentos dedicado a Bitcoin e Ethereum deve servir bem para iniciantes em mercados voláteis. Esse método de investimentos chama-se DCA ou Dollar Cost Average, confira nosso artigo completo sobre essa modalidade de investimentos aqui.

Não se esqueça de acompanhar este blog para ficar por dentro de tudo que acontece nos mercados de Criptomoedas e finanças descentralizadas.

Até mais!

Conteúdos recentes

spot_imgspot_img

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img