Tokenomics: um dos pontos mais importantes da análise fundamentalista
Entenda, em poucos minutos, tudo sobre um dos pontos mais importantes da análise fundamentalista: A Tokenomics. Esse é o primeiro artigo de uma série sobre Análise Fundamentalista que faremos aqui no blog.
Qual é o significado mais preciso para “Tokenomics” ?
O termo Tokenomics é formado pela união da palavra “Token” com “economia”. Embora não haja uma interpretação oficial do termo, o mesmo se tornou popular no ano de 2017 durante a “Era das ICOs”, envolvendo a ciência da economia de Tokens e a forma como definimos o valor de um Token no mercado. Basicamente, qualquer coisa que venha impactar direta ou indiretamente no valor de uma cripto, é considerada parte da Tokenomics.
Mas, o que é um Token?
Tokens são, primeiramente, unidades de valor que instituições ou projetos blockchain desenvolvem com base em redes blockchain que já existem. Essas unidades de valor representam uma fração de algo, e pode servir como moeda de troca dentro de uma determinada rede ou ainda como certificado de propriedade daquela fração que pode representar um recebível. Embora muitas vezes compartilhem compatibilidade profunda com as criptomoedas dessa rede, eles são uma classe de ativos digitais totalmente diferente.
Em termos práticos, toda criptomoeda é um token, mas nem todo o token é uma criptomoeda. O ETH é o Token da rede Ethereum, mas um token também pode ser uma representação de uma fração digital de um ativo físico como uma casa, uma obra de arte ou um recebível. Ainda faremos um artigo completo aqui sobre tokenização.
Por que a Tokenomics é necessária?
A Tokenomics é a principal porta de entrada para as análises fundamentalistas no mundo cripto. Não é fácil aplicar um único conceito de avaliação a um projeto, porque há diversos tipos de Tokens em circulação (com novos sendo criados a todo momento).
Portanto, como a tecnologia blockchain ainda está em seus estágios iniciais, não é como se pudéssemos analisar o comportamento passado desses projetos como fazemos em ações da bolsa de valores americana, por exemplo.
Muitos fatores determinantes reforçam ainda mais a complexidade de sua avaliação. É por isso que a Tokenomics surgiu. Para ajudá-lo a compreender o valor de um projeto.
Depois de ganhar um bom entendimento sobre a tokenomics de um projeto específico, você pode avaliar com mais precisão o valor potencial que ele possui, antes de investir no mesmo.
O que a Tokenomics compreende?
Podemos dividir a ideia de Tokenomics em duas partes: microtokenomics e macrotokenomics.
Microtokenomics são propriedades individuais da rede onde o token está inserido e analisam as variáveis que podem ocorrer dentro daquela rede, como por exemplo a segurança dos validadores e nós, qualidade do código, velocidade de transação e etc.
Macrotokenomics são as propriedades conjuntas da rede e interagem com a economia blockchain mais ampla, incluindo relações com terceiros, como trocas ou governança. Em curtas palavras, avalia o potencial de utilização prática daquele token considerando demandas de mercado.
Confira a seguir, os quatro pilares que sustentam esse conceito.
Distribuição de tokens
Os Tokens precisam ser distribuídos de algum jeito para seus usuários. Isso é algo que pode ser alcançado de várias maneiras, tais como: Recompensas, Lockdrops ou Airdrops e Oferta Inicial de Moedas. Vários fatores precisam ser adicionados à conta, incluindo o valor a ser liberado e a quantidade a ser liberada.
Por exemplo, se um projeto tem 50% de seus tokens distribuídos para a equipe de desenvolvimento e eles forem autorizados a vender esse tokens logo após o lançamento, essa venda vai gerar um enorme despejo no mercado e uma derrubada brusca nos preços.
Ou ainda, se você está analisando o potencial de valorização de um Token no longo prazo, e digamos que somente 60% dos tokens totais foram distribuídos no mercado. Para esse projeto se valorizar, ao mesmo tempo que a capitalização de mercado desse token precisa crescer, a oferta de tokens vai crescer trazendo uma dificuldade a mais para esse token.
Um exemplo disso é o Ripple (XRP), que até o momento atual (29/10/2022) tem somente 50% dos seus tokens totais em circulação:
Então para ele se valorizar no curto prazo, precisa ter um aumento na capitalização maior do que a emissão de tokens e no longo prazo, a conta é simples para ele alcançar um valor de $10 precisa ter 10x mais valor de mercado do que o número de tokens disponíveis, o que seria um valor de aproximadamente $1trilhão de dólares, que é hoje o valor total do mercado de criptomoedas inteiro.
Valor e estabilidade do Token;
O valor é algo totalmente imprevisível, o crescimento externo e a volatilidade causada pela liquidez nas corretoras, por exemplo, podem flutuar o valor de um ativo. Os projetos podem melhorar a estabilidade de um Token, garantindo que haja moedas suficientes para suprir os níveis de oferta.
Um exemplo, a Polkadot tem um modelo de tokenomics que incentiva que investidores, validadores e parachains deixem DOTs (token da rede) travados em troca de recompensas ou utilidades dentro da rede, assim, eles conseguem proteger o valor do ativo incentivando sempre que a comunidade mantenha cerca de 30-60% dos tokens em circulação travados.
Funcionalidades e Finalidade do Token.
Que ação o Token exerce? É apenas uma maneira de acelerar a captação de recursos para um determinado projeto ou possui um propósito global a longo prazo? Todo o projeto tem uma promessa, ele se propõe a resolver uma dor do mercado. Quando ler o litepaper ou whitepaper de um projeto, se questione e procure validação em outras fontes se aquela dor é real.
Muitos projetos em 2017 diziam que a sua oferta era ser uma forma de pagamento rápida, prática, segura e descentralizada. E a maioria desses projetos não existem nos dias de hoje, por que?
- Seus concorrentes são melhores (Bitcoin e Bitcoin Lightning, Stablecoins e outros tokens já consolidados)
- O mercado ainda não está preparado para isso e ainda existem muitos passos regulatórios e culturais para isso acontecer
- Adoção da comunidade
Esse foi um exemplo baseado na onda de ICOs (Innitial Coin Offering) de 2017 que tiveram muitos projetos se apresentando como meios de pagamento, mas diariamente nascem projetos sem fundamentos reais que tentam se promover e atrair investidores. Questionar e investigar sua proposta a fundo é um dos passos iniciais de uma boa análise de tokenomics.
Como reconhecer um Token promissor?
A Tokenomics possibilita avaliar como um Token será usado e fornecer informações sobre o sucesso potencial de uma criptomoeda. Os fatores que permitem a criação de um Token com potencial são os seguintes:
- Capacidade de escalar;
- Resistência à inflação;
- Utilidade no ecossistema;
- Presença nas exchanges;
- Comunidade forte e engajada
- Desenvolvedores ativos melhorando o projeto;
- Transparência do time;
Se você chegou até aqui, espero que agora, o conceito de Tokenomics esteja bem claro em sua mente.
Fiz questão de filtrar todas as informações para que chegasse só o essencial para você.
Não se esqueça de continuar acompanhando esse blog para ficar por dentro de tudo sobre o mundo cripto e DeFi.
Até mais!